terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como ler partituras: dicas para iniciantes


 Partitura é a forma de escrever uma música através de símbolos e notas musicais num sistema mundialmente conhecido, isso significa, que uma única música pode ser tocada em países diferentes independentes do idioma falado!


É considerada uma das ferramentas mais importantes para um músico, mesmo sendo um iniciante, por isso, vamos dar umas dicas de como ler partituras, e quanto mais praticar, mais habilidades terá com o instrumento escolhido.

Aprenda e estude muito bem cada nota musical, como símbolos, breve, máxima, pentagrama, colcheia, compassos de espera, clave de Dó, entre dezenas de outras!

É muito importante que você conheça todos os símbolos como se fosse o alfabeto, ou tabuada, tem que saber de cor e salteado para saber muito bem como ler partituras, e sempre que tiver uma partitura nova em mãos, uma dica, é estudá-la antes de tentar tocar pela 1 ª vez!

Comece treinando apenas as divisões rítmicas, depois tente solfejar a música, cante tentando respeitar as divisões rítmicas e a altura das notas, por último, procure interpretar a música no instrumento.

Para saber comoler partituras com mais agilidade, siga sempre este critério; cada vez que estiver executando uma nota muito longa ou esperando que a pausa termine, veja quais serão as próximas notas e quais os tempos de duração, com um pouco de treino, pode ficar afiado rapidinho!


Para as pessoas que tem dificuldade para saber como ler partituras, simplifique sua vida dando preferência a músicas fáceis, não queira exigir demais de você mesmo!

Então, treine, treine e treine, dessa maneira em pouco tempo conseguirá dominar algumas músicas, deixe as difíceis mais para frente quando já estiver mais treinado e confiante, assim, não sente frustração e nem desanima!

Quando já conseguir ler com mais facilidade as partituras fáceis, comece aumentando para partituras médias, deixe as mais complexas somente para daqui 1 ou 2 anos, tudo vai depender do seu esforço e tempo para se dedicar aos estudos!

Procure estudar a teoria musical todos os dias, faça um esquema de melhor horário, quantos dias está disposto para treinar, estudar, aprender, não fique longos períodos sem ler partituras, senão pode interferir no ritmo do aprendizado e ter que começar tudo do zero!

Procure por amigos comuns que tem a mesma dificuldade no aprendizado, inclusive na internet, ou, aproveite as amizades de quem já sabe, reúna um grupo e invente um concurso musical, onde todos podem aprender e compartilhar, assista a concertos, shows, tudo vale para aprender como ler partituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário